Riscos de usar VPN para acesso ao WhatsApp

O WhatsApp foi bloqueado pela terceira vez no Brasil nesta terça-feira, 19 de julho, pela justiça do Rio de Janeiro. Segundo a reportagem do Globo News, o Facebook atual dono do aplicativo se recusou a cumprir a decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.

Logo após o bloqueio, começaram a bombar na internet artigos que mostram como “burlar” esse bloqueio utilizando aplicativos de VPN. A VPN (Virtual Private Netwrok) é muito utilizada para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados a internet a redes corporativas ou governamentais.

Se a VPN é usada como forma de segurança, qual o risco ?

A VPN faz com que todo o seu tráfego na rede passe por um servidor específico. Se este servidor não estiver no Brasil, seu WhatsApp irá funcionar pois o bloqueio foi só no país. Porém engana-se quem pensa que apenas as mensagens  irão passar por este servidor. Todo seu tráfego de informações como senhas e dados bancários irão passar por este novo servidor, e você corre o risco de está sendo monitorado.

Qual a melhor alternativa então?

Sem dúvidas, utilizar a os aplicativos de VPN não é uma boa opção. No último bloqueio do aplicativo no Brasil , o Telegram ganhou 1,5 milhões de novos usuários com seu aplicativo baseado em software livre, e este sem dúvidas é a melhor alternativa no momento.

Vantagens do Telegram

Diferente do WhatsApp, o Telegram não vincula seu número ao aplicativo, tornando-o imune contra queda de operadoras. Outra vantagem é a opção de auto destruição e chats secretos, que lhe assegura de que suas conversas são protegidas por criptografia. Ao abrir um chat secreto todas as infomações incluindo fotos e mensagens são apagados depois te um tempo, predeterminado, além de informar quando alguém tirou um print screen da conversa. O app ainda permite configurar uma senha numérica para a abertura, assim mesmo que outra pessoa vasculhe seu celular, só você terá acesso ao aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *