MSN e Nintendinho – O retorno de gigantes

Não somos como Barry Allen, mas por incrível que pareça vamos poder reviver o passado e mais uma vez sentir o gostinho do que era ter o MSN, para os mais velhos tenho certeza de que dispensa apresentações, porém para as gerações mais recentes aqui vai uma breve introdução, vamos lá!

O MSN ou mais completamente conhecido como MSN Messenger, foi um programa de mensagens instantâneas criado pela grande companhia do nosso tio Bill Gates, a Microsoft. O serviço nasceu em 22 de Julho de 1999 e foi descontinuado em 27 de Maio de 2013, ele cumpria praticamente o mesmo papel que nos dias de hoje o WhatsApp faz, porém só quem presenciou sabe a grande diferença e a nostalgia que era de mandar indiretas para aquele seu Crush com o seu status, mostrar seu gosto musical (pois quando se iniciava o media player o nome da música aparecia na sua barra de status), entrar e sair do serviço só para aparecer nas notificações dos amigos diversas vezes, dentre outras coisas legais.

Com o fim do serviço parecia que o fim de uma era também tinha acabado, até que uma notícia bombástica começou a circular na cúpula do mundo Geek e foi confirmada pela própria Microsoft, dizendo que nos entregaria um grande presente de natal antecipado e garantindo que o MSN voltará repaginado, dessa vez não só para computadores mas também para smartphones, no entanto o que nos resta é ficar antenados com as novidades que vão saindo durante os próximos meses e aguardar pra ver o que o tio Bill tem para nos oferecer.

Msn Menssenger
Msn Menssenger

O novo nintendinho

Agora para um público já bem mais maduro a felicidade também está de volta, não chega a ser um público da terceira idade mas quase isso hehe. Brincadeiras à parte, dessa vez a surpresa que temos vem da Nintendo que pegou muita gente de surpresa com o anúncio através da sua conta oficial no Twitter. A empresa confirmou que o fará o lançamento do novo NES ( Nintendo Entertainment System – no Brasil apelidado de Nintendinho) com 30 jogos clássicos. Um pouco da história desse console:

“1982, o começo de tudo – uma empresa chamada Nintendo, que fabricava o console Odyssey e cartuchos para Atari 2600, resolveria então criar um video-game, através de Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi. O projeto começara no papel. Esses dois gênios do mundo dos games queriam simplesmente criar um console que revolucionasse o mundo dos video-games. Não só queriam como conseguiram. Masayuki e Hiroshi gastaram muito tempo para criar o NES, juntamente com inúmeros engenheiros da Nintendo.

Para você ter uma idéia, a princípio Hiroshi e Uemura queriam fazer uma máquina com uma CPU de 16 bits, mas chegaram a conclusão que isso sairia muito caro tanto para eles quanto para os consumidores, resultando então em uma CPU de 8 bits, o suficiente para empolgar e alegrar milhões de pessoas. Se criava, então, uma CPU chamada 6502, customizada de Motorola, com 8 bits de processamento, boa e barata, que era utilizada na época por arcades e os computadores norte-americanos Apple.
Essa CPU não podia fazer todo o trabalho gráfico sozinha. Foi criada então a PPU (Picture Processing Unit), sendo mais explícito, a Unidade de Processamento Gráfico, isto é, o hardware que auxiliava a CPU 6502 no seu processamento gráfico. A resolução gráfica era de 250×240 pixels. Nascia o Family Computer(Famicom) ou Nintendo Entertainment System(NES). O Famicom chegou ao mercado japonês em julho de 1983, e o NES em agosto de 1985 nos EUA.

Existiam no mundo dois padrões de Nintendo, o americano(NES) e o Japonês (Famicom). Na prática, a diferença básica entre eles era o encaixe dos cartuchos de jogo. O sistema americano utilizava cartuchos com conectores de 72 pinos, enquanto que no sistema japonês utilizava 60 pinos, mas era possível a utilização de jogos dos dois sistemas em qualquer console, através do uso de adaptadores. Um cartucho de NES tem capacidade de armazenamento de 4 Megabits (512 Kilobytes); porém chips inclusos nos cartuchos podiam até aumentar o tamanho do jogo. “

Fonte: http://www.nesarchive.net/v1/nes-hist.htm
Novo NES
Novo NES mini

 O lançamento do NES Mini está previsto para 11 de Novembro de 2016 no mercado Americano no valor de US$ 60, e provavelmente será um sucesso em vendas novamente. Entre os títulos que irão acompanhar o novo console estão alguns clássicos como : “Castlevania”, “Donkey Kong”, “Double Dragon”, “Mega Man 2”, “The Legend of Zelda”, “Final Fantasy” e “Super Mario Bros”. O novo console além de ser mais compacto, terá saída HDMI para se conectar a equipamentos mais modernos e uma entrada USB para alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *