Desbravando a documentação do Python

Antes de tudo, vamos nos situar aonde teremos nossa base de conhecimento da linguagem para os vindouros casos de dúvidas, estamos falando claro da documentação do Python, que pode ser encontrada em https://docs.python.org. Ao acessar a página seremos sempre redirecionados para a versão mais nova disponpivel, mas não se preocupe, caso precise consultar algo das versões passadas, existe uma forma simples pra isso como será mostrado adiante.

home da documentação
Home da documentação python

Consultando antigas versões

Na pagina inicial da documentação temos logo à cima uma forma simples de acessar as versões anteriores

versões anteriores da documentação
Versões do python

Documentação Offline

No lado esquerdo da tela começamos com alguns itens interessantes, o primeiro dele é o download da documentação (Download these documents), não necessitando assim de acesso à internet para qualquer consulta, tendo vários formatos disponíveis para download.

formatos de download da documentação
Formatos de documentação python

Além dessa opção, existem duas boas opções para consulta offline, o Zeal e o Devdocs, que contam, além do python, com inúmeras documentações de outras linguagens.

linguagens do zeal
Outras documentações

O Zeal funciona em Linux e Windows, para Mac existe o Dash, de onde o Zeal foi inspirado, e a vantagem do Devdocs é ser uma extensão do google chrome, mas todos fazem praticamente o mesmo serviço, aumentar a produtividade nas consultas.

extensão do devdocs
Extensão Chrome

PEP e Outros Recursos

Voltando à pagina inicial, temos abaixo do download um atalho rápido para versões anteriores e logo após, em Outros Recursos (Other resources), temos as PEP’s. PEP (Python Enhancement Proposals) são as Propostas de Melhorias da Linguagem criadas pela comunidade. Já conhecemos uma delas (saiba mais), a PEP 20, ou mais conhecida como Zen do Python. A própria PEP 0,  nada mais é que a listagem de todas as outras, e assim por diante, você pode ir conhecendo as mudanças do código ao longo do tempo, o que foi aprovado ou o que foi negado de modificações.

Após as PEP’s, está o guia para os iniciantes (Beginner’s Guide) e nele temos dicas de como começar, cursos online, sites com material lúdico para aprendizagem como o Checkio.org, links para as comunidades, vários exemplos, etc… Claro, o material ainda sem encontra em inglês, mas nada que uma aba com o google tradutor e curiosidade não resolvam.

E por fim uma grande referencia bibliográfica de vários livros em diversos idiomas para estudar desde o básico ao mais avançado do Python, junto com vários vídeos e audios sobre o assunto.

Finalmente a Documentação

Na parte principal da home, temos a documentação em si, inciando com as novidades da versão (What’s new in Python 3.5?) e o Tutorial, material que introduz o leitor informalmente ao básico dos conceitos e características da linguagem. O tutorial não procura ser extremamente detalhista, ao invés disso, introduz as características notáveis da linguagem e dá um boa ideia de como ela funciona. Ao final, dá ao as noções necessárias para se ler e escrever módulos em Python e entender suas bibliotecas.

itens da documentação do python
Documentação Python 3.5.2

A biblioteca padrão (Library Reference) foi mostrada nesse artigo, já as referências da linguagem (Language Reference) falam de como a linguagem funciona, sua sintaxe e regras, a estrutura do código fonte (Lexical analysis), como objetos e data modelos funcionam (Data models), como um programa python é executado (Execution model), seu sistema de import’s (The import system), expressões (Expressions), comandos simples e compostos (Simple statements | Compound statements), etc.

Além disso temos como usar o Python em diversas linguagens (Python Setup and Usage), artigos sobre componentes específicos da linguagem (Python HOWTOs) , como instalar módulos (Installing Python Modules), como publicar seus módulos para a comunidade (Distributing Python Modules) , como embutir o python em outros programas (Extending and Embedding), a API em C (/Extending and Embedding) e o FAQ.

Com isso, você tem o necessário pra começar a estudar a linguagem, conhecer suas características e tirar suas dúvidas, instale um dos programas para ajudar na consulta da documentação de sua preferencia e comece a seguir os tutoriais e o guia para iniciantes, vão parecer maçantes no começo, porém essa base fará uma grande diferença lá na frente. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *