O PHP vem se tornando uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento de projetos Web do lado do servidor. Porém construir sistemas com a linguagem “pura” pode se tornar um processo lento, complexo e pouco produtivo.

A partir dai, surgiram os Frameworks. Mas o que exatamente são eles ? Os frameworks são um conjunto de ferramentas, que trazem diversas funcionalidades pré-projetadas para que o desenvolvedor se preocupe apenas com a produção de um código de alta qualidade, de forma rápida e eficiente.

Atualmente temos diversos bons Frameworks PHP no mercado, como Laravel, CakePHP, Symfony, Yii, Codeigniter, dentre outros.

Porém, o Codeigniter nos chama atenção pelas sua simplicidade e poder. As configurações iniciais são quase zero. Além disso utilizar o padrão de arquitetura MVC, tornando a estrutur do projeto mais elegante e organizada, permitindo a facilidade na manutenção e escalabilidade da sua aplicação.

Pré Requisitos

Para iniciar o desenvolvimento de aplicações com o Codeigniter é extremamente necessário já possuir conhecimento em PHP Orientado a Objetos, pois assim você irá aproveitar ao máximo os benefícios do Codeigniter. Caso não tenha conhecimento ainda, busque aprender a linguagem PHP e volte aqui para desfrutar de todas as vantagens.

Também é necessário possuir conhecimento em Banco De Dado. Muitas das aplicações iram necessitar armazenar informações, para isso é necessário conectar sua aplicação a um banco de dados. É possível sim aprender a utilizar o Codeigniter sem saber banco de dados, porém você estará fazendo muitas coisas de olhos vendados, sem saber exatamente o porquê disso e daquilo. Então, caso não conheça banco de dados, busque aprender os mais utilizados no mercado como MySQL e Postgreesql.

E por último, você PRECISA saber HTML e CSS. Toda e qualquer site ou sistema web, utiliza do HTML e CSS para mostrar as informações no navegador do usuário. Então mesmo que você seja aquele cara muito “safo” em programação, você vai precisar ter o mínimo de conhecimento em Front-end para tornar visual as informações das suas aplicações. Hoje em dia é muito comum utilizar o Bootstrap para facilitar a vida de quem tem que criar a parte visual de aplicações Webs.

Instalação

Para começar a utilizar o CodeIgniter , é necessário ter um servidor local com Apache, PHP e MySql(o banco de dados que iremos utilizar neste exemplo). Para isso irei utilizar o WAMP, o mais conhecido para windows, caso você esteja em outro sistema operacional pode dar uma olhadinha nesse artigo que lhe mostra outros servidores.

Site do Wamp
Site do Wamp

 

Quando seu servidor local estiver funcionando, precisamos baixar o CodeIgniter. Faremos isso através do site oficial https://www.codeigniter.com , e baixamos a versão 3.x clicando no botão como mostra a imagem.

Site CodeIgniter
Site CodeIgniter

 

Terminando o donwload, basta descompactar o arquivo.
Criar uma pasta “blog” no caminho C:\wamp\www e copiar os arquivos do codeigniter para dentro dela.

Pasta do blog
Pasta do blog

 

Criando nosso Blog

Ao terminar de copiar os arquivos para sua pasta, vamos acessar o projeto através do link localhost/blog no seu navegador. Se tudo ocorrer bem, a página padrão do CodeIgniter será mostrada.

Página padrão do Codeigniter
Página padrão do Codeigniter

 

Iremos abrir o projeto agora com um editor de texto, no meu caso irei utilizar o Sublime Text, um dos mais conhecidos. Abra o sublime , clique em File->Open Folder-> e navegue até a pasta blog que criamos dentro da pasta www do Wamp . Nosso projeto já vem com várias pastas dentro dele. A que utilizaremos nesse exemplo é basicamente a psta application, onde estão nossos Models, Views e Controllers.

Sublime Text
Sublime Text

Quando acessamos o link localhost/blog , estamos enviando uma requisição para o servidor pedindo a ele que execute uma lógica e depois nos mostre alguma visualização. Pois bem, acessando a pasta application->controllers abrimos o arquivo  Welcome.php e lá identificamos a nossa primeira lógica, onde ao acessar o index iremos mostrar uma view, neste caso a view mostrada é a “welcome_message”.

Então isso quer dizer que, se abrirmos a pasta application->views e visualizarmos o arquivo welcome_message.php , estamos acessando aquela tela de boas vindas que nos foi mostrada ao acessar o link localhost/blog. Então vamos criar nossa próprio controller e mostrar nossa view ?

Criando nosso primeiro Controller

Vamos lá ! Criamos um novo arquivo dentro da pasta controller chamado artigos.php .

Copiamos o mesmo cabeçalho que temos no controller Welcome.php

<?php

defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed');

Depois vamos declarar nossa classe Artigos que estende o Controller do CodeIgniter, criando a nossa primeira lógica que se chamará index.

<?php

defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed');

class Artigos extends CI_Controller {

   public function index(){

   }
}

dentro dessa nossa lógica iremos chamar nossa view artigos.php, então nosso controller ficará da seguinte forma:

<?php

defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed');

  class Artigos extends CI_Controller {

    public function index(){

      $this->load->view(‘artigos’);
    }
}

 

Mas se prestarmos atenção, nós não criamos nem uma view chamada artigos não é mesmo ?
Pois vamos criar-la dentro de nossa pasta view.

 

Criando nossa primeira View

Acessando a pasta view, criamos um arquivo chamado artigos.php e inserimos o seguinte html nele:

<html>

  <body>

    <h2>Artigos do nosso blog</h2>

  </body>

</html>

 

Então acessamos novamente o link localhost/blog no nosso navegador e… Oh não, a página continuou a mesma padrão do codeigniter, mas porque ?
Muito simples galera, o codeigniter possui um arquivo de rotas onde nós declaramos qual é a seu  controller padrão ao acessar a pasta raiz. Esse arquivo fica na pasta config, e ele se chama routes.php.

routes.php
routes.php

 

Vamos modifica-lo para que acesse o nosso controller artigos.

<?php

defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed');



$route['default_controller'] = 'artigos';

$route['404_override'] = '';

$route['translate_uri_dashes'] = FALSE;

Acessamos novamente o link localhost/blog no nosso navegador e…UOU, agora ele acessou a view que criamos para nossos artigos!

localhost/blog
localhost/blog

 

Ou seja, criamos nossa primeira lógica no CodeIgniter em poucos passos. É por este motivo que temos o CodeIgniter como um dos frameworks PHP mais usados na atualidade, pela sua fácil configuração(ou quase zero como falamos anteriormente) e sua curva de aprendizado baixíssima.

Bem, ficamos hoje por aqui, no próximo Post iremos conecta-lo no banco de dados, utilizar o bootstrap e listar nossos artigos já cadastrados na nossa base de dados.

Até mais!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *