OnStar – O Assistente Pessoal da Chevrolet

A Chevrolet acaba de trazer ao Brasil um sistema que promete ajudar o motorista nas situações mais variadas do dia a dia.
Espécie de “assistente pessoal”, como a Siri, nos aparelhos da Apple, o OnStar permite monitorar o veículo a distância, travar ou destravar as portas pelo celular, reservar restaurantes, marcar horário no salão de beleza, se informar das notícias do dia e até saber o horóscopo.

Essa tecnologia já esta disponível nos Carros Cruze, Onix, Prisma, S-10 todos dos novos modelos 2017

O que ele faz?

No Brasil, por força de leis locais e também para efeito de teste, o OnStar será mais limitado. Terá os serviços de assistência pessoal, auxílio em acidentes, segurança remota e monitoramento do veículo. Nada de usar o carro como um modem sem fio ou central telefônica por aqui (o carro tem um chip 3G para uso próprio, não para compartilhamento de chamadas ou internet). Nem de conectar e monitorar diferentes carros em um só plano. Também não há preço definido.

Como funciona:

O princípio de funcionamento do OnStar é todo baseado no espelho interno do veículo. Lá, há três botões. O da esquerda serve para atender ligações da central. O do meio, azul, serve para solicitar serviços de assistência, enquanto o da direita, vermelho, é para emergências.

Espelho interno
Espelho interno

Todas as ligações são feitas por uma linha própria. Há um chip instalado na base do espelho. De acordo com a GM, a operadora escolhida foi a Claro, por possuir melhor abrangência em território nacional. Não há custos extras com ligações para o usuário.

Além do espelho, o motorista pode acessar as funcionalidades por um aplicativo para celulares e através de um website. A melhor forma de explicar cada uma das funcionalidades é dividindo em três pilares: segurança, emergência e comodidade.

Aplicativo Android
Aplicativo Android

Segurança

Para os mais distraídos, é possível travar ou destravar o veículo a distância, pelo celular. Se o motorista esqueceu onde estacionou, ainda dá para acionar buzina e luzes, para auxiliar na “caçada”.
O OnStar dá “aquela força” também para os pais que, quando emprestam o carro para o filho, ficam com o coração na mão. É possível monitorar a rota do veículo, e gerar um aviso assim que o carro chegar ao destino programado.

Se o veículo sair da rota, a central também entra em contato com o motorista, para checar se está tudo bem.
Agora, se o motorista não se sente seguro durante a viagem, ele pode pedir que a central de atendimento entre em contato com o veículo em intervalos pré-determinados.

Se a desconfiança surgir em outras ocasiões, dá para programar alertas de movimento e velocidade. Ao programá-los, o motorista será notificado se o carro se mover mais de 5 metros ou exceder a velocidade programada previamente.

Porém, se houver uma tentativa de furto, a central irá avisar o dono imediatamente. Ele será orientado para que não interfira na ação, o que pode lhe custar a vida. Se o ladrão conseguir levar o automóvel, a central irá rastrear, e pode ajudar na recuperação.

Neste caso, o cliente deve avisar a polícia. Enquanto isso, a central irá reduzir gradativamente a velocidade do veículo, de modo que, conforme o ladrão diminui a velocidade, esta passa a ser a máxima. Quando ela chega a 0 km/h, o carro não sai mais do lugar.

Emergência

Em casos de acidente, o OnStar tem funcionamento semelhante a outras tecnologias já disponíveis no Brasil, como o Assistente de Emergência da Ford. No caso do sistema da GM, quando os airbags são deflagrados ou há acionamento do pré-tensionador dos cintos, o sistema percebe que houve um acidente.
Imediatamente, uma ligação da central para o veículo é efetuada. Se os ocupantes estiverem em condições, eles conversam com a atendente e decidem o melhor a fazer. Caso haja ocupantes inconscientes, a chamada para o resgate é imediata.

A GM firmou parceria com o Samu, e nas cidades onde há este tipo de atendimento, ele é acionado. Nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, já foi fechada parceria com os Corpos de Bombeiros locais, enquanto em rodovias privatizadas, a concessionária responsável é contatada.

Se a emergência for de menor gravidade – panes em geral ou pneus furados, por exemplo, a função SOS também pode ser acionada. Neste caso, a central transfere o cliente para a Road Service, central da Chevrolet responsável por auxiliar os clientes.
Nos vídeos a seguir você pode ver claramente uns exemplos de como funciona alguns dos serviços prestados pela tecnologia OnStar

 

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