Medindo o desempenho de equipes com Balanced Scorecard

Antigamente a alocação de recursos(equipes) era puramente financeiro e físico, utilizavam a produtividade para mensurar o desempenho das empresas, essas ideias tornaram-se obsoletas na era da informação. Agora, em um ambiente complexo, para se obter vantagem competitiva é preciso muito mais, os funcionários devem agregar valor pelo que sabem e pelas informações que podem fornecer, esse conhecimento passou a ser um fator crítico de sucesso à medida que as organizações investem, gerenciam e exploram esse conhecimento.

Nesse contexto, o Balanced Scorecard oferece aos gestores os instrumentos que necessitam para alcançar o sucesso, Balanced Scorecard (BSC) , em português seria traduzido como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1998 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton.

O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la, somente assim as empresas serão capazes de não apenas criar estratégia, mas também implementá-las, esta técnica visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho de uma empresa, ele oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.

Implantando a cultura BSC

A empresa deve usar de comunicação para levar a idéia do balanced scorecard a sua equipe, utilizando quadro de avisos, e-mails, palestras, newsletters etc. O BSC deve ser “martelado” diariamente nas cabeças das pessoas para que sua essência faça parte da empresa e das pessoas que nela trabalham. Mesmo sendo um trabalho top down deve haver o envolvimento de todos para conhecerem os objetivos críticos que devem ser alcançados, para que a estratégia da empresa seja bem sucedida. A partir do momento em que todos compreendem os objetivos e medidas , eles se tornam capazes de estabelecer metas locais que apoiem a estratégia global da organização.

Perspectivas do Balanced Scorecard

Para se criar um BSC que efetivamente traduza as estratégias e missão da empresa em metas e indicadores específicos, os autores do modelo converteram esses elementos da estratégia em quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.

Como já foi mencionado, nos dias atuais o mercado está se tornado cada vez mais competitivo e exigente, e isso fez com que as organizações necessitassem se adaptar a novos processos, para poder atingir de maneira mais eficaz os seus objetivos almejados. Assim, épossível perceber as dificuldades no momento em que as empresas utilizam-se do uso de novas estratégias como diferencial em relação às outras. Assim, uma das ferramentas que poderá ajudar essas organizações é o uso do Balanced Scorecard.

O BSC não é considerado apenas como um medidor de indicadores financeiros, mais sim, é através dele que uma empresa poderá ter uma maior visualização de como se encontra, ajudando a atingir suas futuras metas. É necessário lembrar que, a competência é um ponto crucial que necessita ser trabalhada dentro das organizações, uma vez que não conseguiria sobreviver fazendo-se apenas do uso de tecnologias e estratégias. Tudo isso só será possível através de uma peça chave: o fator humano ( fiz um post há um tempo atrás falando sobre isso ) Diante disto, percebe-se a importância da necessidade da competência juntamente com os outros fatores a serem relacionados.

Quer saber mais, tem muitas informações no www.balancedscorecard.org

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