Gerando Aplicações Angular FullStack – Parte 3

Conexão com o banco de dados MongoDB

Fala galera! Bem vindos a terceira parte do tutorial. No tutorial anterior, vimos como agregar um CRUD para a aplicação conectando com um banco de dados MongoDB local. Como o objetivo final é fazer o deploy da nossa aplicação, precisamos de um banco de dados e para isso iremos utilizar um DaaS (Data as a Service, Dados como serviço).

Algumas das vantagens de utilizar DaaS é a facilidade de implantação de um banco de dados, back-up, escalabilidade, replicação, manutenção e, principalmente, a garantia de disponibilidade do serviço. Nesse tutorial vamos utilizar o mLab para criar nosso banco de dados MongoDB e conectar nossa aplicação ao serviço.

 

Links Rápidos:

 

Criando o Banco de Dados

  1. Crie uma conta no mLab.
  2. No painel principal, vá em “Create New”.
  3. Selecione a opção SANDBOX (Free). 
  4. Selecione a região.
  5. Defina um nome para o banco de dados. No meu caso coloquei “meuappdb”.
  6. Confirme os dados.
  7. O banco de dados deve aparecer na listagem agora. Selecione-o e vamos criar nosso usuário. Clique em “Users”.
  8. Selecione a opção “Add database user”.
  9. Crie um nome de usuário (no meu caso admin) e defina uma senha bem forte. Sugiro o site passwordsgenerator e mantenha apenas a segunda, terceira e quarta caixa selecionadas.
  10. Agora só precisamos montar nossa URI para conexão com o MongoDB. Selecione o mesmo texto marcado na imagem e substitua os campos. <dbuser> fica sendo o nome de usuário e <dbpassword> a senha.
  11. Substitua a propriedade MONGO_DB_URI no arquivo .env (na raiz do projeto) pela URI do passo anterior.

 

Pronto! Temos nosso banco de dados criado e caso não ocorra nenhum erro estará devidamente conectado. Para testar, você pode executar o comando “npm run start” e você deve ser a seguinte mensagem:

The magic happens on http://localhost:8000

Como já temos nosso banco de dados remoto, podemos partir para o próxima fase. Na próxima parte vamos realizar o deploy da nossa aplicação para o Heroku.

 

Links Rápidos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *