Fala galera, tudo beleza? Hoje estaremos dando continuidade com nosso tutorial utilizando nosso querido framework Codeigniter. Na parte 2 conseguimos retornar a informação do banco de dados, porém ela está um pouco feia. Hoje estaremos utilizando framework front-end mais conhecido e utilizado no mercado atualmente, o Bootstrap.

Bootstrap

O Boostrap a grosso modo é um conjunto de componentes front-end prontos para utilização, poupando assim grandes esforços na criação de um layout. Então vamos por a mão na massa!

Já com a parte 2 do projeto em mãos, devidamente configurada no seu ambiente de desenvolvimento, vamos baixar o Bootstrap acessando o link http://getbootstrap.com.

Site Bootstrap
Site Bootstrap

Clicamos no botão “Download Bootstrap” e baixamos a versão mostrada na imagem abaixo.

Download Bootstrap
Download Bootstrap

Ao finalizar o download descompactamos o arquivo .zip e teremos as seguintes pastas:

Pastas Boostrap
Pastas Boostrap

Configurando Bootstrap em nossa aplicação

Na pasta do nosso projeto que está no caminho C:\wamp\www\blog criamos uma pasta chamada dist e copiamos as pastas do bootstrap para dentro dela. Nosso projeto então ficará da seguinte forma:

Pasta do projeto
Pasta do projeto

Já com os arquivos do Bootstrap no nosso projeto, iremos agora configurar aquela nossa view de artigos que criamos nos tutoriais anteriores. Abrimos nosso projeto no sublimeText, que é o editor que estamos utilizando. E abrimos o arquivo artigos.php que está no caminho blog->apllication->views->artigos.php  e nosso artigo atualmente está da seguinte forma:

Arquivo artigos.php
Arquivo artigos.php

Vamos começar a alterar colocando o doctype é a maneira de você dizer para qualquer navegador como ele deve agir ao ler seu código HTML. E criamos nosso head, onde iremos colocar os links com os arquivos css da nossa aplicação. Em seguida colocamos o link com o caminho do arquivo do bootstrap.min.css. Nosso código ficará desta forma:

artigos.php alterado
artigos.php alterado

Porém ao acessarmos nossa aplicação, é possível ver que nem uma alteração aconteceu. Para entender o que ocorreu utilizaremos o inspecionador do Google Chrome, basta clicar com o botão direito na página de nosso blog no navegador, e clicar em inspecionar elemento(ou simplesmente clicar em f12). Clicamos na aba Network e recarregamos nossa página clicando em F5. O Network nos mostra que o arquivo bootstrap.min.css não foi carregado corretamente.

Network Chrome
Network Chrome

O helper url do Codeiniter

Isto acontece pois o Codeigniter por questões de segurança não permite acessar uma pasta através do caminho “../” que no html seria para acessar uma pasta pai. Para resolver isso iremos utilizar um helper do codeigniter chamado url. Em nosso projeto acessamos o caminho blog->application->config->autoload.php, como já vimos anteriormente o arquivo autoload.php serve para carregar helpers, libraries  etc de forma automática, ou seja, ao iniciar a aplicação ela será carregada. Então inserimos em helper o  url como no exemplo a seguir:

Autoload helper url
Autoload helper url

E alteramos nosso código do arquivo artigos.php da seguinte maneira utilizando a função base_url da biblioteca url.

artigos.php com base_url
artigos.php com base_url

Melhorando o visual de nossa listagem de artigos

Ao acessarmos nossa aplicação novamente, notamos que a fonte ficou um pouco diferente, vamos melhorar nossa tabela com uma classe do bootstrap, a classe table. Usaremos então uma borda em nossa tabela através da classe tablebordered, para ficar melhor a visualização de nossos artigos na listagem. Alteramos nosso código para que fique da seguinte forma:

artigos.php com a classe table
artigos.php com a classe table

Como resultado temos uma tabela um pouco mais bonita e organizada em nossa aplicação, podemos ver acessado http://localhost/blog/.

Resultado das alterações no arquivo artigos.php
Resultado das alterações no arquivo artigos.php

Nossa tabela está muito encostada nas bordas do navegador, vamos colocar uma div para dar uma pequena margem tanto na esquerda quanto na direita de nossa tabela? Para isso usaremos a classe container do Bootstrap.

artigos.php com classe container
artigos.php com classe container

O resultado que temos é o seguinte:

Listagem de artigos com a classe container

Agora nossa aplicação está começando a tomar uma forma mais bonita!

No próximo post iremos criar um formulário com ajuda do Bootstrap e inserir nossos artigos através desse formulário no banco de dados ! Não deixe de acompanhar nosso blog.
Até a próxima.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *