Já dizia o ditado popular “prevenir é melhor que remediar” e nós que desenvolvemos software sabemos das dificuldades de remediar um software legado, ou um projeto que não foi bem estruturado no início , ou simplesmente entramos no meio de um projeto que ninguém sabe o que está acontecendo , para essas situações caóticas que existe o gerenciamento de risco.
Nesse contexto se faz necessário a utilização de práticas e controle desses ricos ao decorrer de um projeto seja de software ou qualquer outra área, mudanças e incertezas sempre existirão podendo trazer muitas dificuldades no processo de desenvolvimento de software, trazendo atrasos, retrabalhos ou até o abandono do projeto, tendo que começa-lo do zero, isso mostra que o gerenciamento de risco deve ser levada em consideração.
No desenvolvimento de software temos alguns problemas comuns, mas que poderiam ser evitados utilizando algumas praticas, temos como exemplo:
Rotatividade de Pessoal
Todos os envolvidos no sistema devem tem um pleno conhecimento do mesmo, e esse conhecimento gerido pelo gestor, afinal a qualquer momento um membro da equipe pode sair sem que o projeto seja prejudicado
Mudança de Gerenciamento
Para todo projeto desenvolvido o Gerente deveria estar presente até o final, mas nem sempre isso é possível, contratos de participação são bastante utilizados para que esse problema não seja recorrente, ao terminar pode-se repassar o cargo para outro funcionário continuar a trabalhar as atualizações ou mudanças do projeto inicial.
Mudanças tecnológicas
Um estudo antecipado evitaria esse tipo de problema, imagina construir uma aplicação e no mês seguinte ser atualizado para uma nova versão não compatível com a anterior.
É preciso pensar na evolução do projeto, não só na sua entrega.
Pesquisa de mercado
Deve-se fazer uma pesquisa de mercado, as vezes já existem ferramentas com a mesma finalidade e o custo de usá-la em alguns casos é menor do que desenvolver uma do zero
Alteração de requisitos
Todo e qualquer mudança ou alteração no sistema deve ser documentado, afinal mais requisitos requerem mais tempo, assim evitando problemas com prazos.
Lembre-se essas são só alguns dos problemas que podemos encontrar, pois eles são constantes dentro do processo de desenvolvimento , um bom gerenciamento reduz os riscos através de sua identificação e análise do problema para que seja controlado e não afete o futuro ou o resultado final do projeto.
Trabalhado desta forma teremos software de qualidade além do aumento da produtividade do processo.
Um gestor não será capaz de eliminar totalmente os riscos, a equipe deve apenas controlá-los , para assim evitar comprometer a entrega do projeto como um todo, toda a equipe de Desenvolvimento deve estar ciente das metodologias de gerenciamento de riscos e também das técnicas usadas.
Já que nem o melhor gestor pode prever com exatidão o que vai ocorrer durante a execução do projeto, principalmente quando o escopo é grande, o projeto tem uma alta complexidade e uma longa duração.
Prever o futuro com exatidão é impossível, mas com um gestor atento aos riscos nos projetos, podemos estar preparados para eles e evitar prejuízos, é de extrema importância estabelecer meios de monitorar esses riscos durante a execução para termos sempre software de qualidade , processos melhores e evoluir como profissional e entregar resultados.
Gostou? Tem mais lá no Medium