O Google oficializou nesta quinta-feira (20) a nova atualização do seu modelo de IA para geração de imagens. O Nano Banana Pro chega poucos dias após o lançamento do Gemini 3 e se destaca pela capacidade aprimorada de criar imagens mais detalhadas, além de gerar textos com maior variedade de fontes, estilos e idiomas.
A maior precisão na criação de imagens com textos permite ao também chamado Gemini 3 Pro Image produzir resultados mais complexos, como diagramas e infográficos.

Em seu comunicado oficial, o Google destacou que o Nano Banana Pro utiliza a Busca como base de dados para extrair informações relevantes e enriquecer as imagens solicitadas. A empresa também explicou que o modelo é capaz de lidar com até 14 imagens simultâneas durante a criação de um infográfico.
Além disso, os usuários podem modificar elementos da imagem, como em aplicativos de edição. É possível ajustar a profundidade de campo, alterar o foco, controlar efeitos de iluminação e realizar correção de cor — tudo sem ultrapassar a resolução máxima de 4K.
O Google ainda afirmou que todas as imagens geradas incorporam metadados da Coalizão para a Proveniência e Autenticidade do Conteúdo (C2PA).
Na prática, isso significa que o Nano Banana Pro pode ajudar na detecção de deepfakes e outras imagens criadas por IA. O usuário também pode enviar uma foto ao app Gemini e solicitar a verificação de autenticidade para saber se foi manipulada digitalmente.
O novo gerador de imagens já está disponível no app Gemini. Para utilizá-lo, basta selecionar o modelo “Raciocínio”, que usa a versão 3 Pro, e alterar para o modo “Crie imagens”. Em seguida, descreva o que deseja no campo “Peça ao Gemini”.


Usuários gratuitos terão cotas limitadas para testar o recurso. Depois de esgotadas, o sistema volta automaticamente ao modelo Nano Banana original. Já assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra terão cotas ampliadas.
Vale lembrar que os recursos do modelo anterior já estavam integrados a diversas ferramentas do Google, como Busca, Fotos e NotebookLM.
