O PHP vem se tornando uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento de projetos Web do lado do servidor. Porém construir sistemas com a linguagem “pura” pode se tornar um processo lento, complexo e pouco produtivo.
A partir dai, surgiram os Frameworks. Mas o que exatamente são eles ? Os frameworks são um conjunto de ferramentas, que trazem diversas funcionalidades pré-projetadas para que o desenvolvedor se preocupe apenas com a produção de um código de alta qualidade, de forma rápida e eficiente.
Atualmente temos diversos bons Frameworks PHP no mercado, como Laravel, CakePHP, Symfony, Yii, Codeigniter, dentre outros.
Porém, o Codeigniter nos chama atenção pelas sua simplicidade e poder. As configurações iniciais são quase zero. Além disso utilizar o padrão de arquitetura MVC, tornando a estrutur do projeto mais elegante e organizada, permitindo a facilidade na manutenção e escalabilidade da sua aplicação.
Pré Requisitos
Para iniciar o desenvolvimento de aplicações com o Codeigniter é extremamente necessário já possuir conhecimento em PHP Orientado a Objetos, pois assim você irá aproveitar ao máximo os benefícios do Codeigniter. Caso não tenha conhecimento ainda, busque aprender a linguagem PHP e volte aqui para desfrutar de todas as vantagens.
Também é necessário possuir conhecimento em Banco De Dado. Muitas das aplicações iram necessitar armazenar informações, para isso é necessário conectar sua aplicação a um banco de dados. É possível sim aprender a utilizar o Codeigniter sem saber banco de dados, porém você estará fazendo muitas coisas de olhos vendados, sem saber exatamente o porquê disso e daquilo. Então, caso não conheça banco de dados, busque aprender os mais utilizados no mercado como MySQL e Postgreesql.
E por último, você PRECISA saber HTML e CSS. Toda e qualquer site ou sistema web, utiliza do HTML e CSS para mostrar as informações no navegador do usuário. Então mesmo que você seja aquele cara muito “safo” em programação, você vai precisar ter o mínimo de conhecimento em Front-end para tornar visual as informações das suas aplicações. Hoje em dia é muito comum utilizar o Bootstrap para facilitar a vida de quem tem que criar a parte visual de aplicações Webs.
Instalação
Para começar a utilizar o CodeIgniter , é necessário ter um servidor local com Apache, PHP e MySql(o banco de dados que iremos utilizar neste exemplo). Para isso irei utilizar o WAMP, o mais conhecido para windows, caso você esteja em outro sistema operacional pode dar uma olhadinha nesse artigo que lhe mostra outros servidores.

Quando seu servidor local estiver funcionando, precisamos baixar o CodeIgniter. Faremos isso através do site oficial https://www.codeigniter.com , e baixamos a versão 3.x clicando no botão como mostra a imagem.

Terminando o donwload, basta descompactar o arquivo.
Criar uma pasta “blog” no caminho C:\wamp\www e copiar os arquivos do codeigniter para dentro dela.

Criando nosso Blog
Ao terminar de copiar os arquivos para sua pasta, vamos acessar o projeto através do link localhost/blog no seu navegador. Se tudo ocorrer bem, a página padrão do CodeIgniter será mostrada.

Iremos abrir o projeto agora com um editor de texto, no meu caso irei utilizar o Sublime Text, um dos mais conhecidos. Abra o sublime , clique em File->Open Folder-> e navegue até a pasta blog que criamos dentro da pasta www do Wamp . Nosso projeto já vem com várias pastas dentro dele. A que utilizaremos nesse exemplo é basicamente a psta application, onde estão nossos Models, Views e Controllers.

Quando acessamos o link localhost/blog , estamos enviando uma requisição para o servidor pedindo a ele que execute uma lógica e depois nos mostre alguma visualização. Pois bem, acessando a pasta application->controllers abrimos o arquivo Welcome.php e lá identificamos a nossa primeira lógica, onde ao acessar o index iremos mostrar uma view, neste caso a view mostrada é a “welcome_message”.
Então isso quer dizer que, se abrirmos a pasta application->views e visualizarmos o arquivo welcome_message.php , estamos acessando aquela tela de boas vindas que nos foi mostrada ao acessar o link localhost/blog. Então vamos criar nossa próprio controller e mostrar nossa view ?
Criando nosso primeiro Controller
Vamos lá ! Criamos um novo arquivo dentro da pasta controller chamado artigos.php .
Copiamos o mesmo cabeçalho que temos no controller Welcome.php
<?php defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed');
Depois vamos declarar nossa classe Artigos que estende o Controller do CodeIgniter, criando a nossa primeira lógica que se chamará index.
<?php defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed'); class Artigos extends CI_Controller { public function index(){ } }
dentro dessa nossa lógica iremos chamar nossa view artigos.php, então nosso controller ficará da seguinte forma:
<?php defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed'); class Artigos extends CI_Controller { public function index(){ $this->load->view(‘artigos’); } }
Mas se prestarmos atenção, nós não criamos nem uma view chamada artigos não é mesmo ?
Pois vamos criar-la dentro de nossa pasta view.
Criando nossa primeira View
Acessando a pasta view, criamos um arquivo chamado artigos.php e inserimos o seguinte html nele:
<html> <body> <h2>Artigos do nosso blog</h2> </body> </html>
Então acessamos novamente o link localhost/blog no nosso navegador e… Oh não, a página continuou a mesma padrão do codeigniter, mas porque ?
Muito simples galera, o codeigniter possui um arquivo de rotas onde nós declaramos qual é a seu controller padrão ao acessar a pasta raiz. Esse arquivo fica na pasta config, e ele se chama routes.php.

Vamos modifica-lo para que acesse o nosso controller artigos.
<?php defined('BASEPATH') OR exit('No direct script access allowed'); $route['default_controller'] = 'artigos'; $route['404_override'] = ''; $route['translate_uri_dashes'] = FALSE;
Acessamos novamente o link localhost/blog no nosso navegador e…UOU, agora ele acessou a view que criamos para nossos artigos!

Ou seja, criamos nossa primeira lógica no CodeIgniter em poucos passos. É por este motivo que temos o CodeIgniter como um dos frameworks PHP mais usados na atualidade, pela sua fácil configuração(ou quase zero como falamos anteriormente) e sua curva de aprendizado baixíssima.
Bem, ficamos hoje por aqui, no próximo Post iremos conecta-lo no banco de dados, utilizar o bootstrap e listar nossos artigos já cadastrados na nossa base de dados.
Até mais!
Muito bom post, me ajudou muito
Obrigado Mestre dos Magos, em breve teremos a parte 2 explicando como fazer conexão com banco de dados, e listar informações do banco. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
Abraços