Inteligência artificial para quem não é desenvolvedor

Em uma conferência no Dartmouth Colletge, em 1956, John McCarthy propôs o uso da expressão inteligência artificial (IA) para descrever os computadores que tivessem a capacidade de imitar ou replicar as funções do cérebro humano. Muitos pioneiros de IA compareceram àquela primeira conferência sobre o assunto; alguns previram que os computadores seriam tão espertos quanto os humanos. Essa predição nunca se realizou, mas os benefícios da inteligência artificial nos negócios e na vida acadêmica podem ser vistos hoje.

Inteligência Artificial (ou IA) é um tema amplo composto de diferentes áreas. No entanto, o elemento que os campos da inteligência artificial têm em comum é a criação de máquinas que podem “pensar”.

Uma das mais desafiadoras abordagens enfrentadas pelos especialistas é a construção de sistemas que imitem o comportamento do cérebro humano, composto de bilhões de neurônios. Esse, sem dúvida, é um dos assuntos mais complexos do universo.

O objetivo no desenvolvimento contemporâneo de sistemas de IA não é substituir completamente a tomada de decisões humanas e sim reaplicá-la em certos tipos de problemas bem definidos.

Assim como em outros sistemas de informação, o propósito maior das aplicações da inteligência artificial nas empresas é auxiliar as organizações a alcançar suas metas, agilizando muitos processos organizacionais e se tornando um diferencial competitivo no mercado.

Frente aos concorrentes, uma empresa com a utilização desta tecnologia atenderá com mais rapidez às necessidades dos clientes oferecendo produtos e serviços com mais agilidade e qualidade.

Ok, entendi, mas qual área/tecnologia eu poderia usar para melhorar a minha empresa???

Ciência Cognitiva

Basicamente ela procura compreender a inteligência humana e tem o objetivo de descrever, explicar e também simular as principais disposições e capacidades do espírito humano como: raciocínio, linguagem, percepção, coordenação motora. A Inteligência Artificial com aplicação nos sistemas especialistas se utiliza desta ciência e procura escrever programas que copiem e reproduzam os modos como os seres humanos pensam, falam, compreendem e aprendem. Portanto, procura elaborar uma réplica da inteligência humana e aplicá-la nas diversas áreas de uma empresa.

Rede Neural

O software pode aprender processando exemplos de problemas e suas soluções. À medida em que as redes neurais começam a reconhecer padrões, elas podem começar a se programar para resolver esses problemas por si mesmas.

Sistemas de Lógica Difusa

Sistemas computadorizados que podem processar dados incompletos ou apenas parcialmente corretos. Esses sistemas podem resolver problemas não estruturados com conhecimento incompleto mediante o desenvolvimento de inferências e respostas aproximadas.

Algoritmo Genético

O software utiliza a randomização darwiniana (sobrevivência do mais apto) e outras funções matemáticas para simular processos evolutivos que podem gerar soluções cada vez melhores para os problemas.

Sistemas Especialistas

Um sistema de informação que utiliza seu conhecimento sobre uma área de aplicação específica e complexa para atuar como um consultor especializado para os usuários. O sistema consiste em uma base de conhecimento e inferências no conhecimento e transmitem respostas para as perguntas de um usuário.

Robótica 

IA, engenharia e fisiologia são as disciplinas básicas da robótica. Esta tecnologia produz máquinas com faculdades físicas semelhantes às humanas, inteligência e controle por computador.

As teorias e ideias trazidas pela pesquisa do IA irá definir a tendência do futuro da computação. Os produtos disponíveis hoje são apenas parte do que estão para acontecer em direção ao futuro da inteligência artificial.

Tem mais lá no Medium

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

O´BRIEN. James. A. Sistemas de Informação: e as decisões gerenciais na era da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

RABELLO, R.S. Inteligência Artificial: quebrando paradigmas. Disponível em: http://www.universia.com.br Acesso em: 22 out 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *